Esta página utiliza cookies propias y de terceros para obtener datos estadísticos de la navegación de nuestros usuarios y mejorar nuestros servicios. Si acepta o continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede obtener más información aquí.

La Asociación de Historiadores de la Comunicación por medio de su presidente, D. Alberto Pena Rodríguez, ha firmado un acuerdo institucional de intercambio con el Centro de Estudios Interdisciplinares do Século XX de la Universidad de Coimbra (http://www.ceis20.uc.pt), tal y como se aprobó en la última reunión de la Junta Directiva de la AHC mantenida en Madrid el pasado 23 de septiembre.

De las características y condiciones de este acuerdo beneficioso sin duda para ambas partes se informará a los miembros de la Asociación en la próxima asamblea general.

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS 20

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da U.C. - CEIS20 congrega investigadores de diversos domínios científicos e de várias instituições. Trata-se de uma unidade de investigação que tem a História como referência fundamental, mas com objectivos de pesquisa pluri e interdisciplinar. A sua constituição, em 1998, teve por base a consciência de que o fim do século XX supunha a necessidade de um estudo sistemático sobre a época, que se deveria concretizar numa análise científica em diversos domínios, mas também num amplo e seguro trabalho de debate e numa divulgação, a vários níveis, dos estudos realizados. O CEIS20 esteve, até 2006, organizado em 8 Grupos de Investigação: 1- Arquivo da Memória e História do Século XX; 2 - História das Ideias Políticas e Sociais; 3 - Relação de Portugal com a Europa e o Mundo, as Comunidades Portuguesas e os Países de Língua Portuguesa; 4 - História Económica, Social e das Organizações; 5-História e Sociologia da Ciência; 6 - História da Comunicação, do Jornalismo e dos Media; 7- Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais 8. História e Sociologia da Educação. A partir de 2007, passou a estar organizado nos actuais Grupos:

  1. Arquivo da Memória e História do Século XX ( I. R. Doutor Luís Reis Torgal )
  2. Portugal, Europa e o Mundo ( I. R. Doutora Maria Manuela Tavares Ribeiro)
  3. História e Sociologia da Ciência ( I. R. Doutor João Rui Pita)
  4. História Económica, Social e das Organizações ( I. R. Doutor João Paulo Avelãs Nunes)
  5. Estudos de Comunicação e Educação ( I. R. Doutora Isabel Nobre Vargues)
  6. Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais ( I. R. Doutor António Pedro Pita )

O CEIS20 tem como objectivos fundamentais o desenvolvimento da investigação em várias áreas interligadas sobre o século XX, nomeadamente fascismo, salazarismo e Estado Novo; Colónias e colonialismos; a República e o republicanismo; a relação de Portugal com a Europa e as relações transatlânticas; a articulação entre fronteiras, democracia e direitos humanos; o desenvolvimento económico e empresarial do país e o património industrial; as correntes artísticas e os movimentos intelectuais; a história da educação; a história do jornalismo e da comunicação; a história da ciência e das práticas científicas, em particular as ciências da saúde e da vida.

O CEIS20 conta actualmente com 39 investigadores integrados, dos quais 29 são doutorados, 10 investigadores não doutorados, 16 bolseiros de pós-doutoramento, doutoramento e de iniciação à investigação (FCG) e 26 colaboradores, que são, maioritariamente, mestrandos.

Publicações:

  • Revista Estudos do Século XX, temática , de periodicidade anual, indexada e catalogada na Latindex ( www.latindex.unam.mx/) e na International Bibliography of the Social Sciences (www.lse.ac.uk/collections/IBSS/).
  • Cadernos do CEIS20: Publicação de ensaios resultantes de investigações em curso, com o objectivo de estimular a pesquisa e o debate.

Colecções:

  • “Minerva História”, coordenada pelo Doutor Luís Reis Torgal
  • “Estudos sobre a Europa”, coordenada pela Doutora Maria Manuela Tavares Ribeiro
  • “1910-2010. Centenário da Republica / Respublica”, coordenada pelo Doutor Amadeu Carvalho Homem
  • “Ciências e Culturas” , coordenada pelos Doutores João Rui Pita e Ana Leonor Pereira
  • “A Paleta e o Mundo”, coordenada pelo Doutor António Pedro Pita
  • "História Contemporânea", coordenada pela Doutora Maria Manuela Tavares Ribeiro

O CEIS20 organiza iniciativas várias, autonomamente e em parceria com outros centros de investigação nacionais e internacionais, por forma a fomentar a realização de projectos em rede e a aumentar a internacionalização do Centro. Tem ainda procurado estabelecer protocolos e acordos de cooperação com outros centros de investigação, câmaras municipais e outras entidades, com vista a realizar estudos e ao encaminhamento para arquivos de acervos fundamentais para um melhor conhecimento do século XX português. O CEIS20 integra redes de investigação nacionais e internacionais, nomeadamente com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a Fundação Mário Soares, o Grpesq “Intelectuais e Poder no Mundo Iberoamericano” do Núcleo de Estudos Políticos e Culturais do Departamento de História/IFCH, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o projecto luso brasileiro GRUTHIMEL – Grupo de Trabalho para a História da Infância e dos Materiais Educativos e Lúdicos, a Red de Intercambios para a Historia y\r\n la Epistemologia de las Ciencias Químicas y Biologicas (RIHECQB), a PhoenixTN - Thematic Network European on Health and Social Welfare Policy e SENT – Thematic Network European Studies.

Direcção:

  • Coordenadora: Doutora Maria Manuela de BastosTavares Ribeiro
  • Vice-coordenador: Doutor João Rui Couto da Rocha Pita
  • Secretários:
    Doutora Ana Teresa Peixinho
    Doutora Alda Mourão
    Doutor João Paulo Avelãs Nunes

Comissão de acompanhamento:

  • Prof. Francisco Falcon - Universidade Salgado de Oliveira - Rio de Janeiro
  • Profª. Ariane Landuyt - Università degli Studi di Siena
  • Prof. Hipólito de la Torre Gómez - Universidad Nacional de Educación a Distancia – Madrid
  • Prof. Bernard Vincent - École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris
  • Prof. Richard Robinson - University of Birmingham